Serviços

Avaliação Psicológica

A avaliação psicológica pode surgir como o motivo principal do encaminhamento para a consulta de Psicologia ou pode consistir numa necessidade que emerge do próprio processo. Esta etapa visa fornecer informações relevantes acerca do funcionamento cognitivo-intelectual e/ ou sócio-afectivo do indivíduo para dessa forma permitir uma maior e melhor compreensão e determinar um plano de intervenção que poderá inclusive passar pelo envolvimento de outros (cônjuge, pais, filhos, professores, outros).

Avaliação Neuropsicológica

A avaliação neuropsicológica representa uma avaliação mais específica na medida em que se centra nos processos mentais e permite definir o perfil neuropsicológico do consulente. Dada a sua especificidade, é utilizada em situações particulares seja na abordagem com crianças (ex. dificuldades de aprendizagem, dislexia,...), seja com adultos (ex. demências, acidentes vasculares cerebrais, traumatismos crânio-encefálicos).

Consulta de Psicologia/ Psicoterapia

Existem vários motivos que levam à procura de um profissional de Psicologia e que vão desde situações específicas com as quais se tornou difícil lidar até momentos do percurso de vida em que diminui a capacidade de gerir emoções e pensamentos. De uma forma concreta, falamos de desmotivação perante o trabalho, de perturbações alimentares, de problemas relacionais, de ansiedade, de pânico, de depressão, de medos específicos/ fobias. Inclui-se ainda a necessidade de se repensar e reorganizar, algo imprescindível ao longo da nossa vida e onde um apoio especializado é fundamental.  

Intervenção Neuropsicológica

A intervenção neuropsicológica decorre do processo de avaliação e pressupõe um plano particularmente estruturado com objectivos e estratégias definidas. De forma geral, são treinadas funções como a atenção, a memória, a linguagem recorrendo a tarefas simples e adaptadas às características específicas da criança ou adulto e que definem o processo de (re)habilitação.

Aconselhamento Parental

"Os filhos deviam vir com manual de instrução". Esta é uma frase que ouvimos muitas vezes em consulta e que revela a dificuldade dos pais em lidar com situações específicas. De facto não é fácil ser pai/ mãe quando se enfatiza a perfeição e toda a gente parece ter a resposta certa para tudo. Falar com alguém que não o julga a si nem ao seu filho/a vai ajudá-lo a ter respostas e sentir-se mais seguro no seu papel. 

Aconselhamento Conjugal

Todas as relações passam por diferentes fases e etapas, o que adquire maior relevância quando falamos das relações conjugais. Trata-se de conjugar o percurso individual de dois indivíduos, o relacionamento entre ambos e muitas vezes (quase sempre) a existência de outros que intervém nessa mesma relação (filhos, pais, irmãos, amigos,...). Nem sempre a comunicação entre os dois elementos é fácil e a ruptura parece ser a única saída, contudo o sofrimento que se gera faz questionar: será mesmo isto que eu quero?

Orientação Vocacional

O confronto com a imposição de uma escolha vocacional acontece inevitavelmente no final do 9º ano e posteriormente na entrada para o ensino superior. Muitas vezes, a escolha parece bastante óbvia e a informação disponível é suficiente. Contudo. a orientação vocacional vai muito além desta tomada de decisão. Mais do que fornecer informação, procuramos que o adolescente, jovem ou adulto (sim, também é possível) realize um processo de auto-conhecimento para que assim se projecte no futuro em todos os domínios vivenciais.

Consulta de Sexualidade

As questões relacionadas com a sexualidade podem constituir o motivo para procurar um psicólogo (disfunção eréctil, ejaculação precoce, vaginismo, anorgasmia, parafilias). Na verdade, a sexualidade humana abrange uma diversidade de questões que vão desde a diminuição do desejo sexual até à satisfação com o próprio desempenho. Paralelamente, surgem também situações relacionadas com dúvidas face à orientação sexual ou à forma como abordar o tema com os filhos. O nosso trabalho passa por trabalhar crenças, cognições, explorar tabus, medos e ajudar a contextualizar a sexualidade como um dos domínios vivenciais do indivíduo.


Antecipação da escolaridade/Avaliação do desenvolvimento

O desenvolvimento infantil não acontece de forma linear, o que pode gerar muitas dúvidas nos pais. O controlo esfincteriano, o início da marcha e da linguagem são alguns dos indicadores de (i)maturidade mas não são suficientes e uma avaliação especializada e pormenorizada é fundamental para esclarecer dúvidas. Esta avaliação é particularmente importante na entrada para o 1º ciclo no sentido de prevenir, por exemplo, situações de desinteresse que poderão traduzir-se em problemas de comportamento ou dificuldades de aprendizagem.

Workshops

A nossa experiência na área da formação e o conhecimento adquirido no contexto terapêutico têm conduzido a alguns convites para apresentar e desenvolver temáticas relacionadas com o desenvolvimento, o processo de ensino/ aprendizagem, a orientação vocacional, a sexualidade, as práticas parentais entre muitos outros. 

Supervisão Clínica

A orientação de estágios profissionais para admissão na Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) permitiu-nos constatar a relevância de continuar a apoiar os profissionais da nossa área que iniciam o seu percurso laboral ou que, por motivos pessoais, estiveram afastados da prática clínica. Consequentemente, deparam-se com as dificuldades iminentes à sua actividade profissional onde o acompanhamento por um profissional com mais experiência permite uma maior segurança: elaboração de relatórios, instrumentos de avaliação psicológica/ neuropsicológica, dúvidas específicas, elaboração do plano terapêutico. 

Intervenção em grupo

Esta modalidade está direccionada para o trabalho junto de crianças e tem como objectivo promover a identificação e gestão emocional dos mais pequenos através de actividades que conjugam o mindfulness. e a arteterapia.