Obrigada à Primeira Escola do meu Filho(a) !

24-07-2019

Num momento de despedida, quero agradecer a todos que se dedicaram aos nossos filhos. Aqueles em quem confiamos o suficiente para, dia após dia, entregar os nossos filhos com meses, com um, dois, três, quatro anos. Aqueles com quem deram os primeiros passos, disseram as primeiras palavras. Com quem deram gargalhadas, com quem brincaram, desenharam, fizeram birras, choraram e se magoaram. Aqueles que, como nós, partilharam os primeiros anos de vida dos nossos filhos. Aqueles que ajudaram a semear o que queremos que eles possam colher um dia: conhecimento, respeito por si e pelos outros, confiança em si mesmos e felicidade. Dessa forma, hão de conseguir aprender e ser bem sucedidos nas escolhas que fizerem. Dessa forma, darão o seu contributo para uma sociedade melhor, um mundo melhor, aqueles que sonhamos para eles. Dessa forma serão capazes de assumir responsabilidades e lidar com as consequências. Dessa forma, serão pessoas equilibradas que sabem que prazer e dever andam de mãos dadas.
Obrigado a todos os educadores de infância, a todos os auxiliares, a todos que cozinham, lavam, limpam as "escolinhas". Aos que recebem pais e filhos à porta, àqueles que os conduzem à escola, aos que os adormecem, aos que se cruzam com eles nos corredores, os tratam pelo nome e lhes dão um sorriso.
Obrigado por esta experiência de escola. Obrigado por esta experiência de mundo. 
Daqui para a frente seremos nós e eles. Acreditamos que virão outros auxiliares, outros professores que se preocupem com eles. Que os ajudem a crescer. Que os respeitem. Que os queiram felizes. Que queiram ser presentes na vida deles. Mas sabemos que nesta jornada, nada volta atrás e a vossa marca há-de ficar! Por tudo isso e por saber que todos vocês tinham também a vossa própria vida e que nem todos os dias eram fáceis. Que por vezes disfarçaram tristezas, que deixaram os vossos filhos com outros para cuidar dos nossos, que evitaram entregar-se em excesso para não sofrer tanto no momento da partida. Sabemos isso, sabemos mais e há coisas que não sabemos. Mas acreditamos hoje como acreditamos no primeiro dia em que vos entregamos os nossos bens mais preciosos. E agradecemos do fundo do coração!
Obrigado!

Bernadette Matos-Lima